22/02/2018

Opinião | Nem Tudo Será Esquecido | Wendy Walker

Na pacata cidade de Fairview, no Conneticut, a vida parecia perfeita até à noite em que um acontecimento trágico chocou a comunidade. Jenny Kramer, uma adolescente com quinze anos, é brutalmente violada depois de sair de uma festa. Os médicos decidem administrar-lhe um fármaco usado nos casos de patologias de stress pós-traumático, eliminando as memórias do incidente. Contudo, nos meses seguintes, Jenny é surpreendida com sensações que a fragilizam psicologicamente, levando-a a tentar o suicídio.
O pai, Tom, está determinado a descobrir o culpado e fazer justiça. A mãe, Charlotte, age como se nada tivesse acontecido. Os pais de Jenny procuram a ajuda do psiquiatra, Alan Forrester. Nisto, o seu casamento é posto à prova, revelando segredos e fragilidades, bem como a teia que une toda a comunidade.
Afinal, todos têm algo que não desejam revelar e a busca pelo violador conduz a um thriller psicológico com um desfecho inesperado e perturbante.

(Pode Conter Spoilers... ou não) 
Bem, nem sei como hei-de começar a minha opinião a este livro. Primeiro porque antes de o ler, andei a pesquisar por opiniões válidas e coerentes que me ajudassem a decidir se o começava a ler ou se me ia arrepender de o ter lido. Levei cerca de uma semana para o terminar, mas isso deve-se ao facto de o início ser um bocadito lento e eu tenho algumas dificuldades em "entrar" em histórias cujas leituras são mais demoradas a evoluir. Gosto é de passar à acção e toca a andar. No entanto, e como o tema chamou-me a atenção, dei-lhe tempo e não tardou a sentir-me completamente rodeada pela trama e pelas personagens.
Nem tudo será esquecido conta-nos a história de uma jovem adolescente de quinze anos que é brutalmente violada quando sai de uma festa. Contudo, a ser encontrada, horas depois da violação, Jenny é levada para o hospital e submetida a uma espécie de lavagem cerebral. Ou seja, sabe que foi violada, tem essa noção, mas, esqueceu-se de tudo o resto. De como aconteceu, como aconteceu e, especialmente, o trauma e o sofrimento que sentiu nessa altura.
É na tentativa de reaver tudo o que aconteceu, para também encontrar o culpado, que Jenny é acompanhada por um psicólogo conhecido por conseguir reverter o processo de "esquecimento" em que Jenny se encontra. É este mesmo psicólogo que narra toda a história e nos dá acesso a tudo de todas as personagens. Os seus passados, pensamentos, emoções e segredos mais íntimos e escondidos e que nos vão ajudar a perceber de ter sido sempre o pai de Jenny a lutar pela verdade e, mesmo que isso vá magoar a filha novamente, luta para que Jenny não seja mantida na escuridão dos acontecimentos e seja parte integrante e decisiva na resolução do mistério de quem terá violado de maneira tão brutal uma menina de quinze anos.
A forma como tudo é descrito, desde a violação, aos pormenores do tratamento e à forma como a psicologia pode ser uma ferramenta fulcral, é tão nua e crua que por vezes chega a deixar-nos algo melindrados e desconfortáveis. Mas é , justamente essa forma "cruel" de descrever e de escrever este livro que nos ajuda a perceber até onde chega a maldade do ser humano e até onde a força interior de cada um pode fazer toda a diferença.
As personagens estão muito bem "montadas" e cada uma interliga-se com a outra em variadas situações, fazendo como que um cordão humano. Só que alguma personagens são boas, outras nem tanto, até mesmo as que julgávamos pessoas decentes conseguem decepcionar-nos. Como disse antes, são personagens cheias de segredos e passados sombrios que virão ao de cima na primeira oportunidade e que, juntas levarão ao desfecho sombrio e traumático daquilo que Jenny foi vítima.
Tenho de admitir que, embora ainda não seja um género de leitura a que estou mas à vontade, as coisas evoluíram tão naturalmente e a leitura foi tão intensa que pouco mas de metade do livro já estava desconfiada de quem teria sido o culpado, e não é que o meu palpite estava certo? Parece-me que estou a evoluir e devo mesmo confessar que este é um género que me está a dar muito prazer ler e descobrir.
Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!